As 8 maiores árvores do mundo

Autor: 
Ana França

Introdução
© iStockphoto.com /Pinhole Graphics

O patrimônio genético, as condições ambientais e também eventuais acidentes determinam o tamanho e a duração de vida dos seres vivos. E em se tratando de idade e tamanho as árvores são as campeãs.

De acordo com estudiosos da área, as maiores e mais altas árvores da Terra são coníferas e pertencem à família botânica Taxodiacea. A grande maioria delas se localiza na costa da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, e pertence a duas espécies: Sequoia sempervirens, conhecida simplesmente como sequóia e Sequoiadendron gigantea, mais conhecida como sequóia gigante ou "bigtree" (em inglês – árvore grande).

As sequóias são também os seres vivos mais velhos. Algumas chegam a ter cerca de 4 mil anos.  Neste artigo, listamos as oito maiores árvores do mundo - em diversos aspectos. Além das sequóias, conheça também a mais alta árvore latifoliada, a mais alta árvore tropical, entre outras.

E não se assuste. Estas não são árvores fictícias e ambulantes saídas do filme O Senhor dos Anéis. Estas são árvores de verdade e muitas delas ainda estão em pé. Pra quem gosta de viver nas alturas... construir uma casa na copa dessas árvores pode ser bastante emocionante.