Como funciona uma casa sustentável

Autor: 
Charles Bryant
casa sustentável

Por volta do mesmo período, todos os meses, milhões de pessoas abrem suas caixas de correio à procura de uma carta ou suas revistas favoritas, mas encontram apenas contas de luz, água, gás e telefone, todas conspirando para tomar seu dinheiro. Mas e se houvesse um modo de se livrar da compra desses serviços e produzir sua própria energia? Bom, existe um modo. Livrar-se do sistema convencional de abastecimento de energia e água tem sido uma escolha cada vez mais popular para quem quer reduzir suas emissões de carbono e declarar independência dos combustíveis fósseis.



Abrir mão do sistema convencional de abastecimento de energia pode ser a saída para poupar seu dinheiro.
©iStockphoto.com/Acilo
Abrir mão do sistema convencional de abastecimento de energia pode ser a saída para poupar seu dinheiro.

Algumas pessoas decidem permanecer parcialmente fora do sistema convencional através de um suprimento próprio de eletricidade e se livrando da linha telefônica, enquanto continuam dependentes dos sistemas de água e esgoto da cidade. Outros escolhem não depender de nenhum desses serviços, cavando poços ou usando uma cisterna para a coleta de água. Assim as contas de água desaparecem. Um tanque séptico, por sua vez, cuida do esgoto.

É impossível calcular exatamente quantas pessoas nos Estados Unidos vivem em casas autosuficientes, mas, em 2006, a revista Home Power estimou que mais de 180 mil casas têm suprimento independente de energia. E outras 27 mil usam energia solar e eólica. [fonte: USA Today].

Já no Brasil não existem dados específicos sobre o número de
casas sustentáveis. Porém, há alguns projetos em andamento, como a Casa Solar Eficiente, desenvolvida pelo Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (Cresesb), na Ilha do Fundão (RJ).

Neste artigo, vamos ver o que é necessário para não depender do sistema de abastecimento de água e luz, aprender sobre energia solar e eólica e ver as mudanças que envolvem viver fora "do sistema".