Dez construções sustentáveis

Autor: 
Jane McGrath
construções sustentáveis

Prédio verde. Você já ouviu essas palavras, mas o que elas significam? Os prédios verdes são uma tendência na área de arquitetura, de fazer construções que aproveitam melhor a água e a energia por meio do uso de materiais ecológicos. Manuel Cadrecha, o diretor de projeto da construção dos Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), acredita que o processo de construção do prédio verde não só beneficia a comunidade de forma geral como também logo se tornará uma lei [fonte: AIA (em inglês)].

Photovoltaic panels on roof
Robb Williamson
Painéis fotovoltaicos usados para ajudar no
funcionamento do Centro Adam Joseph Lewis, em Ohio­

Escolhemos dez construções sustentáveis dos Estados Unidos que se destacam como exemplos de métodos para construção de prédios verdes. Essas construções podem até fazer com que os prédios verdes se tornem métodos de construção padrões. Procurando maneiras novas e criativas, arquitetos e projetistas conseguiram erguer construções que refletem um senso crescente de proteção ao meio ambiente. Eles encontraram soluções para problemas como escoamento de água, consumo de energia para aquecimento e refrigeração (em inglês), resíduos de construção e desperdício de água, entre outras questões. Essas construções suportam climas diferentes (em Estados como Califórnia, Ohio e Geórgia) e funções diversas (casas, tribunais, escritórios), mostrando como os prédios verdes podem ser versáteis.

O American Institute of Architects (AIA - Instituto Americano de Arquitetos) escolheu muitas dessas construções para fazer parte da lista anual de Projetos Verdes, e o Green Building Council dos EUA (Conselho de Prédios Verdes) concedeu classificações LEED (em inglês) altas para muitas delas. O LEED, que significa Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Ambiental e Energético), usa um sistema de pontuação para medir a sustentabilidade e concede a certificação prata, ouro ou platina para um projeto completo.

Entre outras vantagens das construções sustentáveis, o fato de serem ecológicas pode ajudar na economia de dinheiro. Embora a construção de prédios verdes possam ser caras no início, o dinheiro que você gasta inicialmente pode voltar na forma de contas mais baixas de água e de energia. Então, se você quiser diminuir sua pegada ecológica, tiver interessado em tendências da arquitetura ou simplesmente quiser economizar dinheiro, leia a seguir para aprender sobre algumas construções sustentáveis realmente inspiradoras.