Como funciona o manejo florestal de madeira

Autor: 
Denys Pereira,Marco Lentini

­­

Sem exageros, a Amazô­nia é uma região crucial para a humanidade. Desempenha um papel fundamental na conservação de uma enorme biodiversidade, que pode ser usada pelo homem, futuramente, na criação de novos medicamentos e curas; abriga enormes reservatórios de água doce superficial; estoca massivas quantidades de carbono que, de outra forma, se estivesse na atmosfera, contribuiria negativamente ao aquecimento global.

­Entretanto, principalmente desde a construção das primeiras estradas federais na região, nas décadas de 1960-70, as florestas amazônicas têm sido destruídas a um ritmo crescente e alarmante. Na raiz deste problema, está o estabelecimento de atividades agropecuárias na região, implantadas de forma extensiva, impulsionadas pelos baixos preços da terra e por crescentes mercados na esfera nacional e internacional. A atividade madeireira desempenha um papel chave na conversão de florestas a pastos e monoculturas. Como definido por várias organizações, a exploração madeireira é a “ponta de lança” da colonização, uma vez que abre estradas até florestas anteriormente inacessíveis, devasta seus recursos – pois a exploração é feita sem o uso de técnicas adequadas para conservar as florestas –, torna-as susceptíveis ao fogo e, desta forma, ao exaurir completamente seu valor de uso, estimulam sua conversão à agropecuária.

A alternativa a esta dinâmica de ocupação da Amazônia é a priorização de iniciativas de valorização da economia da floresta. Isto inclui a produção madeireira e de produtos florestais não madeireiros (PFNMs, como são chamados, incluindo cipós, frutos, resinas, gomas, etc.), ecoturismo, pagamento por serviços ambientais e inclusão destas florestas em mecanismos de compensação pelo “desmatamento evitado”, ou seja, a remuneração pelo carbono que seria colocado na atmosfera caso estas florestas fossem desmatadas. Porém, apenas a exploração feita com técnicas adequadas pode garantir a perpetuidade desta economia baseada na floresta. São as chamadas técnicas de manejo florestal. Neste artigo, você vai conhecer em detalhes as técnicas de manejo florestal de madeira.
 

Teste seus conhecimentos sobre:

manejo florestal