Como a poluição atmosférica afeta a saúde

Autor: 
Chin An Lin

A poluição do ar é um problema antigo e está intimamente relacionada ao progresso da civilização. Da atividade extrativista simples, em que os nossos ancestrais apenas retiravam produtos para a sua sobrevivência através de caça e da colheita daquilo que já previamente existia na natureza, o ser humano passou para uma atividade produtiva, em que a agricultura, a pecuária e a incipiente atividade artesanal para utensílios simples procuravam modificar as condições naturais para propiciar uma sobrevivência mais confortável.

A poluição do meio ambiente (incluindo a poluição do ar) começou a existir a partir daí e logo passou a galgar escala cada vez mais alarmante. Considerada como parte necessária no progresso da civilização, a poluição do ar foi paulatinamente se tornando um problema para a saúde pública ao longo da História, até culminar na Revolução Industrial.

Os quadros a seguir, pintados pelo impressionista Monet, retratando a ponte de Waterloo, em Londres, entre os anos 1902 e 1903, dão uma idéia da dramática transformação da cidade de Londres. De um ano para outro, a cidade apresenta, na sua paisagem, uma clara piora do cenário da qualidade do ar, com a presença de chaminés industriais e fumaças geradas por elas. Compare o quadro de 1902, onde não havia nenhuma fumaça ou chaminé industrial:

Ponte de Waterloo - 1902
E.G.Bührle Collection/Reprodução
Waterloo Bridge, pintado por Claude Monet em 1902

E o de 1903, em que as chaminés começam a dominar a cidade:

Ponte Waterloo, de 1903
Chester Dale Collection/Reprodução
Waterloo Bridge, Gray Day, pintado por Claude Monet em 1903

Neste artigo você saberá quais são as cidades mais poluídas, que tipos de poluentes são encontrados no ar, quais são os efeitos desses poluentes na saúde do ser humano e como amenizar esses efeitos.