Como funciona o sistema de tratamento de esgoto

Autor: 
Marshall Brain

 

O artigo Como funcionam os vasos sanitários faz muitos leitores se perguntarem o que acontece depois que apertam a descarga?

No Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, somente 10% do esgoto são tratados. As regiões metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que é despejado sem tratamento nos rios e mares, desta forma, o resultado é a poluição das águas. A solução é a implantação de uma estação de tratamento de esgoto que remova os principais poluentes presentes nas águas residuárias para que não afetem a qualidade da água.


Foto cedida Falke Bruinsma
Estação de tratamento de água em Libertyville, IL

Um dos grandes projetos de incentivo de implantação de tratamento de esgotos tem como finalidade a redução dos níveis de poluição dos recursos hídricos no país e foi criado em março de 2001 pela ANA (Agência Nacional de Águas). Esse programa chama-se PRODES (Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas) e tem como objetivo a redução de poluição por esgotos domésticos lançados sem tratamento nas bacias hidrográficas brasileiras, visando à melhoria da qualidade das águas.

Nesse artigo, veremos um dos funcionamentos internos dos sistemas de esgoto, de modo que você possa entender como eles suportam bilhões de litros de água de esgoto que o mundo produz todo dia.

Teste seus conhecimentos sobre:

tratamento de esgoto­